As turmas do 8.º ano da Escola EBI/ JI de Montenegro estão a participar no Mini 30x30 Challenge, um projeto internacional que mobiliza estudantes de todo o mundo para a defesa dos oceanos e da biodiversidade marinha.
Este desafio, promovido pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul, em parceria com a UNESCO, pretende envolver os jovens na meta global de proteger 30% dos oceanos até 2030, através da criação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP).
A iniciativa está a ser dinamizada na disciplina de Ciências Naturais, com o apoio das docentes Marta Belo e Ana Rodrigues. Nesta fase do projeto, os alunos exploraram conteúdos sobre a importância dos oceanos, refletiram sobre ameaças como a poluição, a pesca excessiva e outras ações antrópicas que o afetam; participaram na votação do top 3 dos Benefícios das AMP realizada a nível mundial e participaram em dinâmicas de grupo relacionadas com as mesmas.
Foi assinada, de forma democrática, uma carta aberta a ser entregue na próxima Conferência dos Oceanos da Nações Unidas (UNOC 3), a 25 de junho em Nice, reforçando o seu compromisso com um planeta mais sustentável.
As fotografias do grupo de turma irão fazer parte de uma peça gráfica de grandes dimensões que será apresentada no UNOC 3 e que simboliza a união dos alunos de todo o mundo pela proteção do oceano.
Este projeto é uma excelente oportunidade de promover a educação ambiental, cidadania e de envolver, ativamente, os jovens em ações concretas que fazem a diferença no mundo em que vivem.
Proteger os oceanos é proteger o nosso futuro!